A escolha de quais servidores seriam virtualizados, levaram em conta vários fatores: o poder de processamento que o servidor exige, seu nível de “criticidade”, a disponibilidade esperada, entre outros itens. Muitos servidores de missão crítica foram virtualizados, mas alguns, devido a suas características, permanecem ocupando máquinas exclusivas.
O primeiro servidor a ser virtualizado foi uma máquina dedicada ao sistema Dealer Net, que serviu como teste inicial da tecnologia. Em seguida, foi virtualizado um servidor de WSUS e Monitor da Nota Fiscal Eletrônica, para avaliar o desempenho. Depois de cinco dias em funcionamento, sem problemas, a equipe sentiu-se segura para estender a virtualização para seus servidores críticos. “O caso do servidor do Dealer NET nos chamou a atenção porque era uma máquina um pouco problemática, para a qual estávamos considerando reinstalar o sistema operacional, e quando a copiamos para um servidor virtual, ela passou a funcionar perfeitamente”, relata Jailson Dias – Analista da Ação Informatica.
Todo esse projeto foi realizado pela Equipe da Big Solutions representada aqui por Janderson Mira e Bruno Messina, pela Ação Informática representada aqui por Jailson Dias e pela equipe da Rnetwork/Qualify representada por Ramon Guimarães, gostaríamos de demonstrar aqui todo o nosso agradecimento ao empenho, competência e tempo dedicado por vocês nessa NOSSA empreitada.

da esquerda para direita:
Janderson-Big Solutions
Ramon-Rnetwork/Qualify
Bruno-Big Solutions
"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e profissionais incomparáveis.” (Fernando Pessoa)