quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sim, Nós temos Videoconferência

Uma videoconferência consiste em uma discussão em grupo ou pessoa-a-pessoa na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local.
Os sistemas interpessoais de videoconferência possibilitam a comunicação em tempo real entre grupos de pessoas, independente de suas localizações geográficas, em áudio e vídeo simultaneamente.
Esses sistemas permitem que se trabalhe de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais de trabalho sem a necessidade de locomoção geográfica.
A maioria das videoconferências atuais envolvem o uso de uma sala em cada localidade geográfica, dotada de uma vídeo-câmera especial e facilidades para apresentação de documentos.
Em algumas sistemas, simula-se uma reunião como se todos os participantes estivessem na mesma sala, ao redor de uma mesa. Em geral, a videoconferência tradicional requer interconexão especial através do telefone com grande largura de banda. Atualmente estão sendo utilizadas redes ISDN (Integrated Services Digital Network) ou RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados).
Até alguns anos atrás limitada à alta diretoria de grandes corporações, a videoconferência hoje ganhou terreno nas companhias e passou também a ser utilizada por outras áreas, como marketing, treinamentos e vendas, entre outras.
Mas é no universo das pequenas e médias empresas que o mercado de videoconferência vive a maior mudança nos últimos anos. Com a drástica redução de preços dos equipamentos, tecnologias e acesso envolvidos nesses sistemas, as organizações de menor porte passaram a compor a carteira de clientes dos fabricantes de equipamentos de videoconferência.
O caos nos aeroportos também tem incentivado a busca por soluções de videoconferência. A Tandberg, por exemplo, estima que o aumento de demanda por suas soluções foi de cerca de 30% no ultimo ano.
ASPECTOS FAVORÁVEIS
O uso da videoconferência dentro de uma empresa apresenta uma série de vantagens:
• economia de tempo, evitando o deslocamento físico para um local especial
• economia de recursos, com a redução dos gastos com viagens
• mais um recurso de pesquisa, já que a reunião pode ser gravada e disponibilizada posteriormente.
Além destes aspectos, os softwares que apoiam a realização da videoconferência, em sua maioria, permitem também, através da utilização de ferramentas de compartilhamento de documentos:
• visualização e alteração pelos integrantes do diálogo em tempo real
• compartilhamento de aplicações,
• compartilhamento de informações (transferência de arquivos).
Obs: Nosso projeto foi implementado pela empresa QUALIFY Tecnologia, através do Engenheiro de Redes Silvio Santana.

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